Retorno a escrever meu livro. Na realidade, a reescrevê-lo, depois do fatídico agosto de 2007. Roubaram minha agência e levaram o meu computador com cinco meses dos mais diversos textos sem nenhum backup. Demorei, mas superei a raiva e a burrice. Sorte que o Caminho está na minha cabeça, nas anotações do caderno, e nas fotos e vídeos que colhi ao longo destes 40 dias de peregrinação.
Num pensamento mais positivo, este contratempo rendeu mais um aprendizado. São com os tropeços que levantamos e seguimos em frente. Caí duas vezes por lá. Caí a terceira neste assalto. Minha via crucis não foi nem um milésimo dolorosa como a original, mas me transformou do mesmo jeito.
Hoje tenho na cabeça uma outra estrutura para este livro. Dividi meu Caminho em três grandes etapas, e resolvi usar A Divina Comédia, de Dante, para tal. Não necessariamente minha peregrinação foi o Purgatório, o Inferno ou o Paraíso, literalmente. Em cada etapa, experimentei dos três estágios, cada um com o seu devido peso. Com a leitura, espero que você entenda o porquê da minha decisão.
E como ninguém lê prefácios, termino por aqui, para a felicidade do querido leitor.
Buen camino!
André Lasak
São Paulo, 29 de janeiro de 2008
Essa era a introdução da minha nova tentativa de escrever o tão sonhado livro do meu Caminho de Santiago. Como deu para perceber, parei alguns meses depois, novamente. Mas a proximidade dos 10 anos de peregrinação deram um novo impulso para eu continuar esse trabalho, não em um livro, mas aqui neste site.
A partir de amanhã você começará a ler a trajetória que eu gostaria de ter escrito desde 2007 e, em 2008, reestruturei. Vou aproveitar essa ideia de separar o caminho exatamente como idealizei na última tentativa. Ao ler tudo, será possível entender porque preferi deixar o Purgatório antes do Inferno. Tudo se encaixa perfeitamente. A cada intervalo vou anunciar com um post, então você não precisa voltar aqui para conferir.
Esta será a estrutura da minha viagem:
- TOMO I – Purgatório – de 17 a 31 de maio de 2006
- TOMO II – Inferno – de 01 a 15 de junho de 2006
- TOMO III – Paraíso – de 16 de junho a 2 de julho de 2006
Não dá para dizer que fui totalmente infeliz no “Inferno” ou sempre feliz no “Paraíso”, mas eu achei que essa estrutura combinou muito com a minha vivência durante o Caminho. As coisas que senti, as provas a que fui submetido, tudo se encaixa. Mesmo.
Bom, amanhã finalmente começa. Espero que você goste do que vai ler. Estou escrevendo tudo isso para mim e para meus pais, mas se você também se interessar, vou ficar realmente muito feliz.
Boa leitura!
[NOTA] Agradeço ao André Lasak do passado por ter sido tão meticuloso nos mapas e nos textos do diário. Isso foi essencial para eu conseguir escrever o dia a dia mesmo depois de 10 anos. Obrigado, Obrigado.
4 Comments