Roncesvalles (em basco: Orreaga) é um município na Província e Comunidade Foral de Navarra, no nordeste da Espanha. Tem área de 15,1 km², com densidade populacional de 1,70 hab/km². Situa-se na margem do rio Urrobi, a uma altitude de cerca de 900 m, nos Pireneus, a 4 km em linha reta da fronteira com França, ou a 21 km por estrada.
Roncesvalles é famosa na sua história e tradição pela derrota de Carlos Magno e pela morte de Roldão (Rolando) em 778, durante a Batalha de Roncesvalles, onde a retaguarda de Carlos Magno foi destruída pelas tribos bascas. A Iglesia de la Real Colegiata de Santa María contém várias relíquias curiosas associadas a Rolando. A batalha ocorreu no vale denominado Valcarlos, hoje ocupado por uma aldeia com o mesmo nome.
Desde a Idade Média, a Colegiata tem sido local de descanso de peregrinos que percorrem o Caminho de Santiago, uma vez que é o primeiro local de descanso após cruzar os Pireneus Franceses. Todos os anos, milhares de peregrinos começam o seu caminho até Santiago de Compostela em Roncesvalles, numa distância de 756 km.
Orreaga-Roncesvalles guarda memoria de gestas y cantares,
del paso de viejas calzadas y peregrinos agotados en ruta a Compostelade reyes que alzaron hospitales, iglesias, claustros y capillasde hospitaleros que fueron y son sacramento de acogidadel amor por su Señora de los valles vecinos,de su cofradía y de sus romeros,y de sus muchas cruces…Hoy, algo nuevo despierta en Roncesvalles
Roncesvalles está localizado em um vale que se abre para uma ampla e bela planície de pastagens verdes pontilhadas com pequenas florestas de faias. A Colegiata é o destaque do pequeno conjunto de edifícios que formam o núcleo histórico.
Ao lado da Colegiata se encontra o Centro do Peregrino, onde há assistência e entrega da Credencial aos peregrinos, que funciona de março a novembro, das 10 às 22h, toda a semana.
De segunda à sexta, às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, às 18h, celebra-se a Missa do Peregrino. Assistir a esta cerimônia e escutar os cânticos dos cânones é uma experiência única. Ao final da missa, os peregrinos que desejarem se aproximam do altar e são abençoados em várias línguas, seguindo um ritual que remonta muitos séculos atrás.
Fontes:
Wikipedia
Mundicamino
Orreaga Roncesvalles
2 Comments