Credencial ou Passaporte do Peregrino é o sucessor dos documentos apresentados pelos peregrinos na Idade Média como salvo-conduto. Hoje existe um modelo de credencial oficial distribuída e aceita pelo Instituto de Peregrinações da Diocese de Santiago. Você pode obtê-lo solicitando-o pessoalmente na Catedral de Santiago de Compostela ou em instituições autorizadas por ela, tais como paróquias, Associações de Amigos do Caminho de Santiago, albergues, irmandades etc. Fora da Espanha, algumas associações relacionadas com a peregrinação foram autorizadas a distribuir as suas próprias credenciais. No entanto, as credenciais formais estão disponíveis tanto na Espanha como no exterior, e para receber informações sobre os locais de distribuição de credenciais, veja links no final desta publicação.
A credencial oficial distribuída pela Catedral de Santiago é impressa em papel cartão e contém páginas que se abrem em sanfona. As primeiras páginas são semelhantes à imagem que abre este texto. A primeira página funciona como uma carta de apresentação, e deve ser preenchida e assinada na associação com os dados do Peregrino. Há também no topo um espaço para o carimbo da entidade que deu a credencial. Na parte inferior, a data e o carimbo da Catedral depois que a peregrinação termine.
A segunda página da Credencial é dedicada às instruções de esclarecimento:
Considerações Gerais
- Esta credencial é apenas para os peregrinos a pé, de bicicleta ou a cavalo, que querem fazer a peregrinação com sentido cristão, ainda que apenas em atitude de busca. A credencial se destina a identificar o peregrino, por isso que a instituição que o apresenta deve ser uma paróquia, fraternidade, diocese, Associação de Amigos do Caminho de Santiago ou qualquer instituição cristã relacionada com a peregrinação. A credencial não gera direitos para o peregrino. Ela tem dois efeitos práticos: 1) o acesso a albergues que oferecem a hospitalidade cristã do caminho, 2) servir como etapa de certificação para solicitar a “Compostelana” na Catedral de Santiago.
- A “Compostelana” é concedida apenas para quem fizer a peregrinação com sentido cristão: devotionis affectu, vel voti pietatis causa (motivado por devoção, voto ou misericórdia) e é concedida apenas para aqueles que fazem a peregrinação para chegar o túmulo do Apóstolo executando, na íntegra, pelo menos os últimos 100 quilômetros a pé ou a cavalo ou os últimos 200 km de bicicleta.
- A credencial do peregrino, portanto, só pode ser emitida na Igreja através das suas instituições (Bispado, Paróquia, Confraria etc. ou, em qualquer caso, por meio de instituições que estão autorizadas pela Igreja). Só assim pode ser concedida a “Compostelana” na S.A.M.I. (Santa, Apostolica y Metropolitana Iglesia) Catedral de Santiago (Jornadas durante o Ano Santo: novembro de 1993).
- Os albergues com falta de subsídios devem permanecer, dentro de sua austeridade, com a colaboração dos peregrinos (limpeza, cuidados com as instalações, facilitar o descanso, ajuda financeira…).
- Aos grupos organizados com carro de apoio ou em bicicleta, pede-se que procurem albergues alternativos diferentes dos albergues de peregrinos.
- O portador desta credencial aceita estas condições.
As páginas restantes da credencial contém áreas para serem carimbadas ao longo da rota de peregrinação. Os carimbos são conseguidos normalmente em lugares onde os peregrinos dormem, como abrigos, mas também pode ser obtido em paróquias, mosteiros, catedrais, hotéis, prefeituras e outros lugares.
Finalmente, no verso, temos uma série de mapas dos Caminhos de Santiago e outra página com uma bênção do Codex Calixtinus, escrita no século XII:
Bênção
“En nombre de Nuestro Señor Jesucristo, recibe este morral hábito de tu peregrinación para que castigado y enmendado te apresures en llegar a los pies de Santiago, a donde ansías llegar, y para que después de haber hecho el viaje vuelvas al lado nuestro con gozo, con la ayuda de Dios, que vive y reina por todos los siglos Amén.
Recibe este báculo; que sea como sustento de la marcha y del trabajo para el camino de tu peregrinación, para que puedas vencer las catervas del enemigo y llegar seguro a los pies de Santiago y después de hecho el viaje, volver junto a nos con alegría, con la anuencia del mismo Dios, que vive y reina por los siglos de los siglos Amén”
(Codex Calixtinus. Sermón “Veneranda dies” LI, c XVII)
Oração do Peregrino
Impressa em folhas de mapas de várias rotas:
Apóstol Santiago, elegido entre los primeros, tú fuiste el primero en beber el cáliz del Señor y eres el gran protector de los peregrinos; haznos fuertes en la fe y alegres en la esperanza en nuestro caminar de peregrinos siguiendo el camino de la vida cristiana, y aliéntanos para que, finalmente, alcancemos la gloria de Dios Padre. Amen.
Como obter a Credencial del Peregrino oficial
Na Espanha:
• De Confrarias de Santiago Apóstolo
• De Associações de Amigos do Caminho de Santiago
No Brasil:
• Associação Brasileira dos Amigos do Caminho de Santiago
• São Paulo: Associação dos Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela
Envie um e-mail para acacs-sp@santiago.org.br e aguarde retorno.
Este texto é uma adaptação da página oficial da
Oficina de Acogida al Peregrino da Catedral de Santiago de Compostela.
2 Comments